sábado, 30 de março de 2013

Sejam Bem Vindo

Ola Pessoal agora começa as pescarias em rios, então passamos aqui algumas dicas importantes de equipamentos, iscas e locais para quem pretende pescar Piaparas no Rio Paraná na região entre os municípios de Castilho SP e Três Lagoas MS.
Esta região logo abaixo da Usina Hidrelétrica de Jupiá é onde o Rio Paraná ainda corre mantendo suas características originais por cerca de 50 km até a região conhecida como Jupiazinho, região onde uma grande corredeira fora encoberta pela fechamento da barragem de Porto Primavera cerca de 200 Km... rio abaixo.


PESCA DE RODADINHA
Nesta modalidade usamos varas curtas de 1,20 a 1,40m, consiste e soltar verticalmente o chumbo, sem arremessar, o mais próximo da popa do barco para que atinja o fundo bem próximo ao cevador. Ao sentir que o chumbo atingiu o fundo solte mais um metro de linha e leve a vara o mesmo um metro para trás, você sentirá que a força da água levantará o chumbo, caso isso não aconteça diminua o tamanho do chumbo, quando o chumbo levantar acompanhe lentamente com a vara a decida por aproximadamente um metro, mas atenção, a vara deve sempre ficar perpendicularmente ao barco e o movimento deve ser com o braço e não com a munheca para que perceba melhor a puxada do peixe, atingindo o final do lance de um metro solte rapidamente a linha até que o chumbo atinja novamente o fundo e recomece todo o movimento. Para uma maior sensibilidade tanto do chumbo quanto da puxada do peixe usamos linha de multifilamento com diâmetro entre 0,14mm e 0 ,20mm com cabo (linha entre o girador que segura o chumbo e o anzol) de nylon 0,30mm e com 1,80m de comprimento.


Iscas utilizadas: Salmão, massinha (mistura de fubá e farinha de trigo cozida), massas prontas, milho cozido, milho verde, file de Salmão amarrado no anzol com elastrico,
Pode-se fazer simultaneamente as duas modalidades soltando-se primeiro a vara de espera e depois comece a rodadinha, o importante é soltar a linha de espera com o copinho bem longe (50 metros) para que não enrosque na linha da vara de rodainha que costuma descer até 30 ou 40 metros.





A seguir descriminamos as técnicas de pesca utilizadas ultimamente em rios:

PESCA DE ESPERA
Usamos varas longas de 1,80 a 3,00m com carretilhas ou molinetes com boa capacidade de linha, pois a chumbada é assentada o mais longe do barco possível, cerca de 50m ou mais, para isso com a carretilha aberta soltamos o chumbo dentro de um copinho de papelão (somente o chumbo o cabo do anzol fica fora do copinho) para que como um barquinho carregue o chumbo até o ponto desejado, atingido a posição fechamos a carretilha fazendo com que o chumbo saia do copinho e fundei, deixe a vara de espera no armador e fique atento a puxada.
Nesta modalidade utiliza-se como isca: caramujo, caranguejo, minhocoçu ou morotó (bicho do assa-peixe)




Lembrando que o copinho tem que ser o ecológico que é encontrado em casa de pesca



BOA PESCARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário